Entre várias ferramentas que utilizo e utilizei, incluindo IDE's (Integrated development environment - Ambiente de desenvolvimento integrado), aqui listo algumas.
Esta lista não pretende ser um guia para o leitor usar, mas pode ser considerada como sugestões para conhecer. Certamente muitas pessoas preferem outras ferramentas que tem a mesma função.
Não tenho nenhuma relação com os softwares listados e isto não é uma comparação, tampouco quer dizer que são melhores. Estas são ferramentas que achei que mereciam um resumo da minha experiência, mas há várias outras ferramentas para diversas tarefas
A lista é ordenada alfabeticamente e não por funcionalidade ou importância.
- Arduino (software) - Software que pretende tornar extremamente simples a programação de microcontroladores ATMega presentes nas diversas versões de hardware compatíveis com Arduino. É excelente para iniciantes, mas programadores mais experientes sentem falta de alguns recursos presentes em outros ambientes de desenvolvimento.
- Geany/Notepad++/TextWrangler - Estes são editores de texto para Linux®, Windows® e OS X® que podem colorir o texto conforme o conteúdo e aceitam plugins. Muitas vezes sinto falta de recursos presentes em um deles quando estou usando outro, ou estranho a utilização diferente do mesmo recurso. De qualquer forma, ajudam bastante e não são tão pesados como um IDE completo.
- Lazarus - Minha IDE de preferência para desenvolvimento de programas compilados de desktop. O mesmo código pode ser compilado para mais de um sistema operacional, normalmente com com pouca ou nenhuma modificação. Os programas podem ser gerados sem dependências externas além do sistema operacional de destino, com algumas excessões como por exemplo bibliotecas para acesso a arquivos do SQLite.
- Microsoft Visual Source Safe - Esta é a ferramenta de controle de versão que mais gostei, não era gratuita quando eu usava e desconheço seu estado atual. O controle mais simples, feito por arquivo, permite que apenas um usuário por vez obtenha a liberação para edição, deste modo um usuário dificilmente atrapalha o trabalho do outro. Também é possível trabalhar com várias edições e a ferramenta de fusão de código (merge).
- Microsoft Visual Studio.NET - IDE muito bem elaborado e completo, o conheci no início de 2001 com um nome bem extenso, Microsoft® Visual Studio.NET version 7.0 Beta 1. A versão 2005 posssuía o J#, que não foi incluída nas versões 2008 a 2013.
- Netbeans - Outro IDE multi-linguagem, utilizo para programar em PHP, C e C++, possui Java como linguagem principal.
- phpMyAdmin - Embora dependa de servidor http, é a ferramenta que utilizo para gerenciar bancos de dados MySQL, ferramenta muito simples e completa. Pode ser que algumas pessoas prefiram programas de desktop como o MySQL Workbench ou o Navicat for MySQL. Este último é pago.